sábado, 20 de agosto de 2016

MATINAL

Eu gosto de olhar para o rosto das pessoas
acabrunhadas,
entorpecidas,
ensimesmadas;
com o cenho franzido
e os olhos enrugados apertados
quando sentam-se sob o sol da manhã
na frente de suas casas
para aquecer o corpo e praticar
o nobre estado do não-pensar
olhando para o chão
e erguendo a vista para ver quem chega
tapando o sol com a mão em concha
e respondendo qualquer coisa por obrigação...


Eu gosto de olhar para elas
com suas feições matutinas,
suas expressões enrugadas,
esturricadas,
sua resignação filosófica
e dedicada totalmente a este estado de se deixar estar,
se aquecer sob o sol
por um nada
e para um nada
que lhes pertence tão verdadeiramente quanto suas próprias vidas

Eu gosto de olhar para o rosto das pessoas
que estão encolhidas,
com as palmas das mãos juntas entre as pernas
sob o sol das nove e tantos da manhã
para esquentar seus corpos
e dizer coisas óbvias
apenas para estabelecer este contato humano tão básico
primitivo...

Eu quero olhar para suas rugas, seu torpor,
seu estranhamento quando levantam o braço para apontar
qualquer coisa
numa tentativa ignóbil de vencer o desânimo,
a neurastenia
de um início de dia
que elas não querem começar

Com o meu silêncio eu gosto delas 
e com minha observação eu as acarinho
numa empatia mouca
matutando
no momento matinal
desta comunicação ancestral
sem palavras




                                                            Morpheus

2 comentários: